terça-feira, 18 de agosto de 2015

ATÉ BREVE, POIS ANDERSON SILVA PODERÁ SUMIR...



Anderson Silva, sempre que aparece, figura em uma manchete, mesmo sem planejar. Seja por um nocaute incrível, por uma aparição surpreendente na televisão, por uma provocação pesada a um adversário, um recorde no UFC, uma fratura assustadora… E agora por um motivo que poucos fãs do MMA poderiam imaginar. O ex-campeão se viu envolto em um dos mais surreais casos de doping da história do esporte, concluído com uma audiência vexatória na última semana.

Agora, ele inicia uma nova etapa de uma carreira tão vitoriosa, mas terá de superar uma mancha indelével. Anderson poderá até buscar um caminho para minimizar os múltiplos flagrantes em exames antidoping no começo deste ano, seguido por um julgamento em que saiu como mentiroso para os comissários e pegou pena máxima – a mesma que pegaria se não tivesse tentado se defender.

Um ponto é pacífico: ele vai voltar. Se anos atrás ele flertou com a aposentadoria, principalmente depois de ser nocauteado por Chris Weidman ou ao fraturar a perna no final de 2013, agora ele vem mostrando nas entrelinhas que pretende voltar. Está treinando forte e não vai querer deixar como última imagem, depois de tantas vitórias, um caso de doping. Por mais que pareça que ele pouco está se importando com sua reputação neste momento, um retorno soa necessário.

Mas esse não é o momento de Anderson Silva alardear isso. Em uma conversa com uma pessoa que já foi muito próxima a ele, chegamos à conclusão que agora o Spider precisa sumir. De preferência, até que sua suspensão por um ano seja terminada ou sua próxima luta seja marcada. Não é o momento de dar entrevistas, de aparecer na televisão, de postar mensagens positivas, colocar fotos da família em redes sociais, pedir por adversários. Nada.

Qualquer coisa que ele faça neste momento fará com que as pessoas lembrem o que ele passou tão recentemente. Em qualquer entrevista que dê, será perguntado sobre seu mal explicado doping. Se falar ao lado de sua família, de sua esposa, vão rememorar a desculpa que ele deu para terem encontrado anabolizantes em seu sistema: um remédio para aumento de performance sexual dado por um amigo distante e que estava contaminado. Tudo sempre voltará à tona.

Se ele quiser reencontrar os fãs, o público, de maneira um pouco mais digna, precisa saber tirar o time de campo, deixar a poeira baixar neste momento.

De volta ao UFC

Como disse acima, Anderson vai, sim, voltar ao octógono mais famoso do mundo. Mesmo no comunicado oficial em que apoia e aceita a punição dada pela Comissão Atlética de Nevada, o Ultimate avisa que já conta com o retorno do ex-campeão. “O UFC reconhece a grande carreira de Silva e aguarda pelo seu retorno ao octógono em 2016″, disse o texto.
E seu futuro passa diretamente pelo UFC dentro do Brasil. O Spider ganhou um apoio que pode ser considerado até surpreendente no último mês. Mesmo sem qualquer obrigação contratual ou de amizade, Giovani Decker, novo chefe do Ultimate em terras brasileiras, se aproximou do lutador, esteve junto com ele na semana do UFC Rio e até mesmo acompanhou a audiência em Las Vegas na última semana. Anderson deve ser peça-chave para os próximos passos do evento por aqui.

“Agora tem de dar tempo ao tempo. Muita gente que o critica agora vai querer vê-lo lutar depois. Quis apenas garantir que o Anderson tivesse um cuidado, um carinho maior. Ele é o principal nome do UFC e, apesar de o UFC ser neutro em relação às decisões da comissão – nós não podemos nem estar ao seu lado na defesa -, quis que tivesse esse cuidado, como na divulgação deste comunicado'', contou ao Na Grade o dirigente, que vai aguardar alguns meses para definir os próximos passos nessa reconstrução do ex-campeão.

E essa aproximação faz muito sentido dentro de uma futura recuperação de Anderson Silva. Isso porque, até agora, tudo que foi feito pela equipe e pelos atuais assessores e pessoas próximas ao ex-campeão, saiu errado. Talvez o melhor caminho para ele seja o de deixar nas mãos do próprio UFC o gerenciamento dessa crise que neste momento parece “ingerenciável''.

PS: Enquanto não luta, Anderson aproveita para ensinar ao filho um pouco do que sabe.

http://forum.portaldovt.com.br/forum/index.php?showtopic=178574

Nenhum comentário:

Postar um comentário