sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MAYARA AGUIAR E ANULADA NAS OITAVAS E DÁ ADEUS AO SONHO DO BI MUNDIAL


Mayra Aguiar contra Daria Pogorzelec, Mundial de Astana (Foto: IJF Media / G. Sabau and Zahonyi)


O trio brasileiro que entrou no tatame, nesta sexta-feira, pelo Mundial de Astana, no Cazaquistão, não conseguiu se classificar para a disputa por medalhas. Campeã mundial do meio-pesado feminino (78kg) no ano passado, em Chelyabinsk e principal esperança de medalha no dia, Mayra Aguiar foi surpreendida pela polonesa Daria Pogorzelec nas oitavas de final e está fora até mesmo da repescagem. A 14ª do ranking anulou a judoca gaúcha e obteve a vitória com um wazari e um yuko.    

Também não podem mais ir ao pódio Maria Portela e Tiago Camilo, representantes do país no peso-médio (70kg no feminino e 90kg no masculino). Portela foi derrotada também nas oitavas, diante da espanhola Maria Bernabeu. A brasileira acabou sendo excluída no golden score por ter levado quatro shidos. E Tiago Camilo, campeão mundial no Rio 2007, deu azar por ter sido sorteado para um confronto de estreia logo contra o russo Kirill Denisov. O medalhista de bronze no Mundial do Rio 2013 levou a melhor no critério de shidos sofridos, com um a menos que o brasileiro.
Este sábado reserva o último dia de lutas individuais. O Brasil terá quatro atletas em ação: Luciano Correa (100kg), David Moura (+100kg), Rochele Nunes (+78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). O país, que entrou na competição com a meta de ganhar mais de quatro medalhas, viu apenas Érika Miranda (52kg) e Victor Penalber (81kg) serem bronze desde o início do torneio.

Tiago Camilo contra Kirill Denisov, Mundial de Astana (Foto: AFP)
Tiago Camilo perdeu para Kirill Denisov na estreia, por ter sofrido uma advertência a mais (Foto: AFP
O Mundial de Astana tem transmissão ao vivo diariamente pelo SporTV, às 2h (de Brasília). Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar tudo pelo SporTV Play. As semifinais, repescagem e finais desta sexta-feira serão transmitidas pelo SporTV 3, às 8h. 
A campanha de Mayra Aguiar

Mayra Aguiar passou pouquíssimo tempo no tatame em sua estreia, já na segunda rodada. Ela derrubou a chilena Jacqueline Usnayo com um wazari e conectou com a imobilização (osaekomi), liquidando a fatura em 28 segundos.
Antes mesmo de entrar no tatame para as oitavas, Mayra Aguiar viu a campeã olímpica Kayla Harrison, sua principal rival numa eventual quartas de final e para quem perdeu a briga pelo ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ser eliminada com um wazari no golden score pela coreana Hyunji Yoon. Porém, a brasileira precisava passar pela polonesa Daria Pogorzelec antes de pensar na fase seguinte. Ela saiu atrás ao levar um yuko no começo da luta. Anulada pela rival, Mayra foi para o tudo ou nada, acabou sofrendo um wazari faltando 20 segundos para o fim do combate e não conseguiu fazer nada mais para evitar a eliminação.

A campanha de Maria Portela

Bastante focada, Maria Portela não demorou muito para passar pela estreia. Na segunda vez que levou a luta contra a australiana Aoife Coughlan ao solo, já foi para encontrar uma posição de estrangulamento com as pernas que fez a oponente bater rapidamente - tudo isso em pouco mais de um minuto.

Na segunda rodada, Portela mostrou persistência diante da mexicana Andrea Poo. Depois de ambas as judocas sofrerem um shido, a brasileira conseguiu um wazari, conectando a imobilização. A oponente escapou, mas a disputa se manteve no solo e Portela encontrou outra posição de osaekomi, obtendo um yuko. Na terceira vez que foi aberta a contagem, a atleta gaúcha conservou o golpe para vencer pelo segundo wazari, sinônimo de ippon.

Portela fez uma luta bastante intensa com a espanhola Maria Bernabeu nas oitavas de final. A 26 segundos do fim, ambas já tinham três shidos na conta e qualquer punição significaria a exclusão do combate. O tempo regulamentar terminou e foram mais de dois minutos e meio de golden score até que a brasileira foi advertida pela quarta vez - passou a cabeça por baixo do braço da espanhola sem o objetivo de um ataque real e imediato -,  ficando fora da disputa por medalhas.



A campanha de Tiago Camilo

A luta entre Tiago Camilo e Kirill Denisov envolvia os campeões dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e dos Jogos Europeus de Baku 2015, respectivamente. Só isso já dava mostras do alto nível do confronto para um duelo de primeira rodada. O brasileiro tentou passar pela pedreira, mas não teve sucesso.
Ambos os judocas fizeram uma primeira metade de combate muito estudada, dificultando a melhor pegada um do outro, e a arbitragem assinalou um shido para cada lado por falta de combatividade. Tiago levou a pior ao sofrer outra punição, dessa vez por ter segurado com as duas mãos no mesmo lado do quimono do adversário. O brasileiro não conseguiu impor um volume de luta nem para pontuar nem para forçar uma punição do oponente e acabou derrotado.



Missão em Astana

A missão dos judocas em Astana é superar o desempenho do torneio no ano passado, chegando a cinco medalhas. Em Chelyabinsk, na Rússia, o Brasil teve quatro: ouro com Mayra Aguiar (78kg), prata com Maria Suelen Altheman (+78kg) e bronzes com Érika Miranda (52kg) e Rafael Silva, o Baby (+100kg), com exceção do último, lesionado, todos presentes na lista do Mundial de Astana.


Na competição cazaque, o Brasil tem nove representantes em cada gênero, formando o número máximo permitido de 18 judocas. No feminino, fazem parte da equipe Sarah Menezes (48kg), Nathália Brigida (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg ) e Rochele Nunes (+78kg). No masculino, o grupo conta com Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg) e David Moura (+100kg).


PROGRAMAÇÃO DO MUNDIAL

24 de agosto (segunda-feira) - 60kg (Felipe Kitadai e Eric Takabatake) e 48kg (Sarah Menezes e Nathália Brigida) 
25 de agosto (terça-feira) - 66kg (Charles Chibana) e 52kg (Érika Miranda) 
26 de agosto (quarta-feira) - 73kg (Marcelo Contini) e 57kg (Rafaela Silva) 
27 de agosto (quinta-feira) – 81kg (Victor Penalber e Leandro Guilheiro) e 63kg (Mariana Silva) - 
28 de agosto (sexta-feira) – 90kg (Tiago Camilo), 70kg (Maria Portela) e 78kg (Mayra Aguiar)
29 de agosto (sábado) – 100kg (Luciano Corrêa), +100kg (David Moura) e +78kg (Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes)
30 de agosto (domingo) – competição por equipes 


HISTÓRICO DO BRASIL EM MUNDIAIS

O Brasil conquistou 40 medalhas em Mundiais. São seis ouros, 11 pratas e 23 bronzes desde a edição de 1971 da competição. Confira a seguir:
1971 (Ludwigshafen/ALE): Chiaki Ishii (93kg/bronze);
1979 (Paris/FRA): Walter Carmona (86kg/bronze);
1987 (Essen /ALE): Aurélio Miguel (95kg/bronze);
1993 (Hamilton/CAN): Aurélio Miguel (95kg/prata) e Rogério Sampaio (71kg/bronze);
1995 (Tóquio/JAP): Danielle Zangrando (56kg/bronze);
1997 (Paris/FRA): Aurélio Miguel (95kg/prata), Edinanci Silva (72kg/bronze) e Fulvio Miyata (60kg/bronze); 
1999 (Birmingham/ING): Sebastian Pereira (73kg/bronze);
2003 (Osaka/JAP): Mario Sabino (100kg/bronze), Edinanci Silva (78kg/bronze) e Carlos Honorato (90kg/bronze);
2005 (Cairo/EGI): João Derly (66kg/ouro) e Luciano Corrêa (100kg/bronze);
2007 (Rio de Janeiro/BRA): João Derly (66kg/ouro), Tiago Camilo (81kg/ouro), Luciano Corrêa (100kg/ouro) e João Gabriel Schilittler (+100kg/bronze);
2010 (Tóquio/JAP): Mayra Aguiar (78kg/prata), Leandro Guilheiro (81kg/prata), Leandro Cunha (66kg/prata) e Sarah Menezes (48kg/bronze);
2011 (Paris/FRA): Leandro Cunha (66kg/prata), Rafaela Silva (57kg/prata), Sarah Menezes (48kg/bronze), Leandro Guilheiro (81kg/bronze) e Mayra Aguiar (78kg/bronze)
2013 (Rio de Janeiro/BRA): Rafaela Silva (57kg/ouro), Érika Miranda (52kg/prata), Maria Suelen Altheman (+78kg/prata), Rafael Silva (+100kg/prata), Sarah Menezes (48kg/bronze) e Mayra Aguiar (78kg/bronze)
2014 (Chelyabinsk/RUS): Mayra Aguiar (78kg/ouro), Maria Suelen Altheman (+78kg/prata), Érika Miranda (52kg/bronze) e Rafael Silva (+100kg/bronze).
2015 (Astana/CAZ): Érika Miranda (52kg/bronze), Victor Penalber (81kg/bronze)


Nenhum comentário:

Postar um comentário